Você se lembra das receitas infalíveis da vovó que passam de geração em geração? Chá de camomila para curar a cólica, gargarejo com chá de folhas de romã para se livrar da rouquidão e chá de erva cidreira para amenizar o desconforto provocado pela labirintite? O uso das  plantas  são tão bem vistos e utilizados pela população que a Farmácia Homeogarvil sempre pautou por defender e respeitar o uso das mesmas, pois sabe que o uso das plantas possuem bases cientificas e são reconhecidas pela  Agência  Nacional de Vigilância Sanitária – (ANVISA), e também recomendada e estimulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os chás possuem propriedades termogênicas e  podem  também prevenir ou tratar algumas doenças como diabetes, aterosclerose e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Eles também ajudam na diminuição do colesterol ruim (LDL) e doenças relacionadas com o declínio da mente como Alzheimer. Isso porque, segundo estudos, os chás possuem compostos polifenólicos que apresentam  propriedades neuro protetora, anti-inflamatória e antioxidante, protegendo, também, contra vários tipos de câncer.

 Mas, as ervas dos chás, mesmo que parecidas, podem apresentar resultados completamente diferentes. Então, para ter o resultado desejado na utilização de um bom chá é importante se atentar para algumas recomendações, como: primeiramente, ter certeza de estar usando a planta indicada e a espécie cientifica correta para o fim desejado, portanto, é importante adquiri-la em locais confiáveis e idôneos. O próximo passo é o preparo e a degustação de um bom chá, que depende de alguns fatores:

 Temperatura certa: nas infusões verte-se a água sobre a planta. A água deve sair do fogo quando estiver começando a “chiar”, ou seja, antes da fervura. Água fervida perde oxigênio e deixa a infusão “pesada”, com menos sabor.

Planta fresca e seca: as ervas frescas contêm alto teor de água. Portanto, as preparações variam quando se usa a planta recém-colhida ou a que já está seca.

Como tomar: todo o chá deve ser tomado aos goles. A degustação estimula a ação de enzimas digestivas, o que dá início ao metabolismo já na boca. O ideal é tomar a infusão sem açúcar, para sentir seu sabor. Caso você não abra mão de uma bebida adocicada, dê preferência ao mel: apesar de mais calórico, é mais saudável.

 

Compartilhe:
Fale no whatsapp.