No atual cenário em que vivemos, os desafios durante a pandemia do novo coronavírus demandam o uso de diferentes estratégias de enfrentamento e de assistência à saúde. Como as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), reconhecidas e patrocinadas pelo Sistema Único de Saúde SUS, sendo as medicinas tradicionais e complementares, como Aromoterapia, Meditação, Yoga e os Florais. Estes podem ser um recurso importante para o autocuidado, para alívio de condições estressantes associadas ao isolamento social, para complementar o fortalecimento do sistema imunológico ou mesmo uma forma de cuidar de pessoas em recuperação.

Essas práticas colaboram para o aumento do bem-estar e promovem o suporte no relacionamento com a sociedade. Desta forma, devemos cuidar não apenas de um corpo físico, mas também aprender a cuidar das outras dimensões: emocional, mental, social e espiritual.

A Terapia Floral (TF) auxilia na redução do medo, ansiedade, estresse, sensação de isolamento, entre outros sentimentos bastante presentes num contexto social de pandemia.

No “Cura-te a ti mesmo”, Edward Bach, precursor dos florais, descreve que, não importa a natureza ou o nome da doença física, a doença é o resultado da desarmonia entre a alma e a mente/personalidade.

Os florais podem contribuir para amenizar o momento em que vivemos, pois atuam harmonizando os pensamentos e os sentimentos. É na mente que se acumulam os pensamentos negativos, que por sua vez provocam uma variedade de emoções desequilibradas, tais como ansiedade, medo, tristeza, fobias, depressões, raiva, sentimento de culpa, baixa autoestima e tantos outros sentimentos.

O organismo emite energia dependendo de como funciona: se estamos tristes, emitimos um tipo de energia, se estamos alegres geramos outro tipo. As flores, assim como todo ser vivo, também possuem suas configurações energéticas. Então, quando a pessoa toma um floral, aquela energia que foi tirada das flores para um determinado problema ou dificuldade emocional que está passando, interfere na sua energia fazendo com que tenha um maior equilíbrio emocional.

As essências florais não têm impacto direto sobre a bioquímica do corpo, como têm os alimentos e medicamentos farmacêuticos. Os florais não são medicamentos, não os substituem e não interferem na ação dos mesmos, pois não possuem princípios ativos de natureza material. As essências florais auxiliam no trabalho de equilíbrio de emoções, contribuindo para a harmonia, integração, individualidade e integridade do ser.

A utilização dos florais se dá a partir da manipulação da composição floral em solução de conservante (brandy ou glicerina). Com o uso indicado para tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia, diariamente, por via oral, com as gotas sendo pingadas diretamente na boca, com o cuidado de não tocar em lábios ou língua, e a formulação das essências deve ser de uso individual.

A Manipulação Homeogarvil manipula os florais de acordo com sua necessidade. Entre em contato com nossos farmacêuticos para saber sobre qual é o mais indicado para você.

Referência: http://observapics.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/PDF-Florais-v7.pdf

Compartilhe:
Fale no whatsapp.